ÚLTIMAS NOTÍCIAS


12/08/2017

Artista produz 200 girassóis em origami para homenagear Araraquara

A produção das 200 peças foi iniciada em fevereiro

 

 



O senhor Jorge Okada – um araraquarense que atualmente reside em São Carlos – nesta semana está realizado um dos seus sonhos: homenagear Araraquara no aniversário de 200 anos com a sua arte.

A homenagem consiste na produção de origamis: são 200 girassóis que foram totalmente feitos por ele, com a utilização de variados papéis. Cada um significa um ano vivido pela cidade. É a exposição “A Cidade dos 200 Sóis”.

Na tarde dessa quinta-feira (10), seu Jorge e a esposa Maria, mais o filho caçula, estiveram no Palacete das Rosas ‘Jornalista Paulo A.C. Silva’, onde iniciaram a montagem da estrutura que fixará os girassóis. A ideia é que a instalação siga para Facira na próxima semana.

Jorge Okada viveu em Araraquara até os 20 anos de idade e, depois, residiu em diversas cidades até que se estabilizou em São Carlos há aproximadamente 12 anos. “Fiz os girassóis para São Carlos também, quando a cidade completou 150 anos... foram 15 flores, cada uma para uma década”, explica.

Ele conta que há tempo vem aguardando pelos 200 anos de Araraquara para prestar a homenagem. “É a minha cidade, eu tinha que fazer”, afirma animado.

O origami de girassol, criado especialmente para essa comemoração, tem detalhes refinados e “camuflados”, como por exemplo, as 20 pétalas em formato de “A” (Araraquara) ou “M” (Morada do Sol), que também remetem às formas do Ginásio Gigantão. O trabalho bastante precioso de seu Jorge é tão interessante quanto à sua satisfação.

A produção das 200 peças foi iniciada em fevereiro. No início seu Jorge levava um dia para produzir cada girassol, mas com a agilidade gerada, no final do processo já era possível produzir duas peças diariamente.

A produção implica papel espelho amarelo, papel arroz pintado de laranja, além do cabo de papel craft reciclado e papel crepom pintado de verde. “Usei as cores que remetem ao sol da nossa Morada”, conta, lembrando que os cabos das peças são ornamentados com fitas azuis e brancas – referências à bandeira de Araraquara.

Seu Jorge – que estudou no Parque Infantil e fez questão de visitar a escola que frequentou – apesar de contar com a esposa e o filho na montagem das peças já prontas, efetuou sozinho a produção dos 200 girassóis. “Em casa todos nós fazemos origami, mas os girassóis eu fiz sozinho. Tinha que ser! Sou o único araraquarense da família”, conclui.

Imprimir está pagina
« Voltar




Veja também

18/10/2017

Unidade Básica de Saúde do Jardim América está com problemas estruturais


18/10/2017

Audiência pública na Câmara discute LOA 2018


18/10/2017

Emendas da Câmara para educação básica, profissionalizante e superior são aprovadas


18/10/2017

Foragido é capturado em Boa Esperança


17/10/2017

Invasores desaparecem do Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand


17/10/2017

Pesquisa mostra que 84% da população consideram o Brasil um país burocrático


Com mais de 86 anos de tradição informando Araraquara e região!

SIGA-NOS

Copyright Jornal O imparcial 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Jornal O imparcial Araraquara


by Webcaipira