ÚLTIMAS NOTÍCIAS


18/03/2017

Fila do SUS pode ser extinta com a Carreta da Saúde, diz Juliana Damus

A vereadora explica que a ideia de trazer o mesmo atendimento para Araraquara vem desde o ano passado


Com o objetivo de apresentar alternativas para acabar com a demanda de consultas, exames e procedimentos médicos existentes na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) de Araraquara, a vereadora Juliana Damus (PP) intermediou a reunião entre um representante da ONG CIES Global e o Executivo, na tarde da última terça feira (14), na sala de reuniões do chefe de Gabinete, Sinval Alan Ferreira Silva, acompanhado dos secretários Eliana Honain (Saúde) e Donizete Simioni (Fazenda).
O projeto foi implantado em São Paulo, com o programa HORA CERTA e DR SAÚDE, iniciativa que leva atendimentos e exames médicos a diferentes regiões da cidade em carretas adaptadas, prática adotada também pelo atual prefeito João Dória (PSDB).

A vereadora explica que a ideia de trazer o mesmo atendimento para Araraquara vem desde o ano passado e que é uma alternativa para acabar com a fila do SUS. “Tenho conversado muito com o Richard Blumel, representante do CIES Global, para entender o processo de implantação do projeto em nossa cidade. Como a nossa demanda é grande, isso nos ajudaria muito. Lembrando que o atendimento é pelo SUS, mas com jeito de clínica particular. Pois todo procedimento, como consultas e exames, é rápido e humanizado.

A nossa população merece e precisa disso com urgência”, ressalta. Eliana Honain afirmou que o projeto é bom e que ajudaria a sanar um problema que existe há muito tempo na saúde pública, que são as filas para consultas e exames. Porém, existem trâmites burocráticos e legais que devem ser estudados. “Vamos fazer o nosso levantamento de demandas e enviar à ONG, que nos fornecerá os detalhes necessários, inclusive com prazos e custos para a viabilidade da ‘Carreta da Saúde’”, enfatizou.

Para Alan Ferreira, “seria ótimo se essa ideia desse certo para a nossa cidade. Inclusive, poderíamos trabalhar concomitante ao projeto Prefeitura nos Bairros, que leva melhorias por região. Mas temos que ser prudentes, fazer levantamentos e saber até onde a prefeitura consegue ir, até financeiramente. Vamos passar os detalhes para o Edinho, assim que tivermos mais detalhes sobre a possibilidade”, disse o chefe de Gabinete.

O secretário da Fazenda informou que o custo investido com a saúde no município já é alto, mas podem existir meios de conseguir investimentos através de convênios, por exemplo, e que, após os levantamentos de dados e custos, as possibilidades serão analisadas.

ONG CIES

É uma organização sem fins lucrativos que tem como missão atender à necessidade de saúde integral do ser humano com qualidade, tecnologia e agilidade no conceito de tratar, educar e prevenir. Fundado em 2008, pelo médico Roberto Kikawa, o CIES iniciou suas atividades com ações pontuais da Carreta da Saúde em diversas cidades.

Em agosto de 2013, o CIES, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, implantou o programa Hora Certa Móvel, com atendimento em unidades móveis (carreta, box e van da Saúde). Em 2015, a Rede Hora Certa Móvel tornou-se política pública na cidade de São Paulo. Em 2016, o CIES atingiu a marca de 108 unidades móveis em todas as regiões de São Paulo, com 12 locais de atuação, 250 colaboradores, 120 médicos especialistas e mais de 770 mil pacientes atendidos. Mais informações podem ser acessadas através do site: www.ciesglobal.org.

Imprimir está pagina
« Voltar




Veja também

26/04/2017

As vinte casas da Vila Dignidade precisam de melhorias


25/04/2017

Edio Lopes relembra passado indígena e defende a comemoração de Araraquara mais de 200 anos


25/04/2017

Polícia apreende cocaína em Boa Esperança


25/04/2017

Santa Casa está em negociação avançada para atender Iamspe


25/04/2017

Notícia sobre prisão de Napeloso é boato


24/04/2017

Araraquara divulga programação do Pint of Science


Com mais de 86 anos de tradição informando Araraquara e região!

SIGA-NOS

Copyright Jornal O imparcial 2016. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Jornal O imparcial Araraquara


by Webcaipira